Esta é uma loja de demonstração. Nenhum pedido será entregue.

Carboidratos: O que são, quais são as fontes e qual é a importância desse nutriente

Carboidratos: O que são, quais são as fontes e qual é a importância desse nutriente

Publicado: Fevereiro 22, 2024

Os carboidratos são nutrientes essenciais e desempenham funções vitais na saúde, já que são os responsáveis principalmente por fornecer energia.

O que são os carboidratos e como eles são classificados?

Os carboidratos são considerados biomoléculas que têm como principal função produzir energia para o nosso corpo, mas eles também são os responsáveis pela estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais.

Quimicamente, os carboidratos são classificados em três grupos:  monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são carboidratos simples e são encontrados nos açúcares como glicose, galactose e frutose. Eles agem como blocos a partir dos quais são formados os outros carboidratos mais complexos. 

É importante destacar que os carboidratos simples, são facilmente absorvidos pelo nosso organismo e não são tão benéficos como os complexos. Podemos encontrar exemplos de carboidratos simples no mel, na rapadura, em balas e doces em geral.

Os dissacarídeos e polissacarídeos são considerados carboidratos mais complexos, ou seja, são formados por uma cadeia complexa de açúcares. Esse grupo de carboidrato pode ser encontrado em alimentos como: pães, massas, feijões e lentilha.

Quais são as fontes de carboidratos e como eles são digeridos e absorvidos pelo organismo?

As fontes de carboidratos são de origem vegetal, já que as plantas conseguem produzi-los por meio do processo de fotossíntese, armazenando os carboidratos como fonte de energia. Assim, alguns alimentos apresentam uma concentração maior de carboidratos quando comparados a outros.

Dessa maneira, podemos encontrar boas fontes de carboidratos no milho, no arroz, na mandioca e na batata. Além disso, é possível obter carboidratos nos pães, nas massas e nos doces em geral.

A partir do momento em que ingerimos o carboidrato, ele entra em contato com a enzima amilase salivar da boca e é “quebrado” em moléculas menores, iniciando assim o processo de digestão.

No estômago o processo de digestão continua, passando em seguida para o duodeno que libera outras enzimas capazes de transformar os carboidratos complexos em simples, ou seja, no duodeno os carboidratos complexos são transformados em simples (monossacarídeos).

Depois esses monossacarídeos são enviados para o pâncreas que libera a enzima  amilase pancreática para quebrar ainda mais essas moléculas e só depois, os monossacarídeos são absorvidos pelas células intestinais, fornecendo energia para o corpo.

Qual é a importância dos carboidratos para a saúde e o bem-estar?

Os carboidratos são extremamente importantes para a saúde e bem-estar, já que desempenham várias funções, incluindo a nutrição celular do sistema nervoso central.

Além disso, eles são os grandes responsáveis por fornecer energia para podermos realizar as atividades diárias, como correr, andar e trabalhar. Os carboidratos são essenciais para a nossa sobrevivência e eles mantêm o funcionamento do nosso corpo, sendo também fonte de vitaminas e minerais.

É importante destacar que os carboidratos  precisam ser consumidos diariamente, principalmente por meio de alimentos ricos em amido (carboidratos complexos). Além de ser um aliado para quem pratica atividade física, já que ele consegue aumentar os níveis de energia durante a atividade e contribui para a recuperação muscular no pós-treino.

Como consumir carboidratos de forma equilibrada e saudável?

Embora os carboidratos sejam essenciais, eles devem ser consumidos na quantidade correta

Consumir carboidratos numa dieta equilibrada, melhora o desempenho durante os exercícios, fornece energia para as nossas células, possibilitando a execução das atividades diárias. 

Por outro lado, quando há um consumo excessivo, além do ganho de peso, é possível identificar uma reação oposta, como cansaço, fadiga e até mesmo o desenvolvimento de doenças, como a diabetes.

De acordo com especialistas, a alimentação saudável deve conter pelo menos 50% do seu total calórico em carboidrato e de preferência as fontes também precisam ser mais saudáveis como arroz, pães e massas integrais.

Por último, para quem pratica atividades físicas, a quantidade de carboidratos precisa ser maior, variando conforme o seu plano nutricional, a frequência e intensidade dos treinos.

Como posso equilibrar minha alimentação? 

O primeiro passo para equilibrar sua alimentação é se conscientizar sobre a qualidade dos carboidratos que você consome. Assim, escolha fontes saudáveis, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras. Esses alimentos não apenas fornecem carboidratos essenciais, mas também fornecem fibras, vitaminas e minerais.

É preciso também moderar o consumo de carboidratos simples (monossacarídeos), como açúcares e farinhas brancas. Esses produtos processados podem levar a picos de glicose no sangue, seguidos por quedas de energia, prejudicando a saúde a longo prazo.

Para garantir a absorção adequada de carboidratos complexos, você pode incluir uma suplementação nutricional de carboidratos com os produtos da Nova Source, que aliados a uma dieta e hábitos saudáveis, é capaz de garantir a ingestão adequada de nutrientes e carboidratos.

Portanto, equilibrar a alimentação com carboidratos complexos envolve fazer escolhas conscientes e variadas. Além de ser necessário sempre consultar um profissional de saúde, para dar orientações personalizadas com base em suas necessidades específicas.

← Anterior Próximo →
Comment(s)