Esta é uma loja de demonstração. Nenhum pedido será entregue.

Ômega-3: O que é, quais são os benefícios e como consumir esse ácido graxo

Ômega-3: O que é, quais são os benefícios e como consumir esse ácido graxo

Publicado: Fevereiro 22, 2024

O Ômega-3 desempenha um papel vital na promoção da saúde,  por isso, é necessário diversificar suas fontes na dieta para garantir uma ingestão equilibrada e uma vida mais saudável.

O que é o Ômega-3 e quais são os seus tipos?

Ômega-3 é um ácido graxo que está presente tanto em fontes vegetais, quanto fontes animais de águas profundas.

É possível encontrar o Ômega-3 de três tipos: EPA, DHA e ALA, cada um deles  é responsável por cuidar de uma parte do corpo.

O primeiro,  EPA, também conhecido como ácido eicosapentaenoico, é encontrado em peixes de água fria, tipo o salmão ou a sardinha. Ele ajuda a diminuir inflamações no corpo, melhora a saúde do coração e o funcionamento dos vasos sanguíneos. 

O segundo tipo de ácido graxo, o DHA, nomeado também como ácido docosahexaenóico, está presente no atum, salmão e em algumas algas marinhas. Uma das principais vantagens é que ele é excelente para o desenvolvimento do cérebro.

Por último, o Ácido alfa-linolênico (ALA), é encontrado em alimentos vegetais, como verduras folhosas verdes, nozes e sementes de linhaça e chia. Ele é essencial para manter as membranas celulares com funcionamento normal, além de ser importante para a manutenção das funções cerebrais e a transmissão dos impulsos nervosos.

Quais são os benefícios do Ômega-3 para a saúde?

A primeira grande vantagem do Ômega-3 é que ele melhora a saúde do cérebro. O cérebro é formado por gordura e dessa maneira ele precisa ter “gordura boa” para continuar fazendo as atividades diárias. Além disso, o consumo regular de Ômega-3 atua na proteção das células cerebrais, impactando diretamente na capacidade de aprendizado, memorização e raciocínio.

Outra vantagem do Ômega-3 é que ele ajuda a combater as inflamações do corpo, principalmente aquelas ocasionadas pelo estresse, poluição e até mesmo pelos alimentos industrializados, ou seja, combatendo essas inflamações, ele também consegue melhorar a saúde da pele.

Por último, o Ômega-3 é extremamente recomendado para cuidar da saúde dos ossos, já que esse ácido graxo consegue inibir a função dos osteoclastos, sendo as células responsáveis por causar osteoporose. Com ele é possível reduzir a velocidade com a qual os poros se formam no tecido ósseo.

Quais são as fontes de consumo do Ômega-3?

Uma das principais fontes são os peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e cavala. Eles são ricos em EPA e DHA, formas específicas de ômega-3 associadas a benefícios para o coração e o cérebro.

Para os vegetarianos e veganos também é possível encontrar esse ácido graxo em 

sementes e oleaginosas, como chia, linhaça, preferencialmente moída, e nozes, que oferecem uma fonte vegetal do ácido alfa-linolênico (ALA), uma variante do Ômega-3.  

Além disso, há também os suplementos de óleo de algas, oferecendo uma fonte de DHA derivada de algas marinhas. 

Para pessoas que buscam uma opção mais concentrada, o mais indicado são os suplementos de óleo de peixe, que são amplamente disponíveis no mercado. Eles são obtidos a partir de peixes de água fria e proporcionam uma dose mais concentrada de EPA e DHA, garantindo uma ingestão mais direcionada de Ômega-3.

Quais são as formas de suplementação do Ômega-3?

O Ômega-3 é reconhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde e pode ser incorporado à dieta por diferentes formas de suplementação, proporcionando uma abordagem flexível e adaptável às necessidades individuais

Uma das formas mais comuns é por meio de cápsulas de óleo de peixe, que oferecem uma maneira prática e concentrada de ingerir EPA e DHA. Esses suplementos podem ser uma escolha conveniente para aqueles que buscam uma solução direcionada para aumentar a ingestão de Ômega-3.

Além disso, existem fórmulas prontas para uso enteral hipercalóricas, que incluem Ômega-3 em sua composição. Esse tipo de suplemento é projetado para atender às necessidades nutricionais específicas de pessoas com condições especiais de dieta ou restrições alimentares, além de terem uma fonte completa de outros nutrientes.

Essa variedade de opções de suplementação permite uma adaptação personalizada, tornando mais acessível à incorporação do Ômega-3 na rotina alimentar, seja por meio de cápsulas, fórmulas enterais ou bebidas nutricionais, proporcionando benefícios significativos para a saúde. 

Quais outros produtos ajudam a saúde? 

Além do Ômega-3, há outros suplementos que ajudam no bem-estar, saúde e fortalecimento dos ossos e da imunidade, sendo possível encontrá-los em cápsulas, fórmulas nutricionais e suplementos.

Os produtos da Nutren, por exemplo, são desenvolvidos para indivíduos de diversas faixas etárias que precisam de suplementação e nutrição especializada  para atender algumas deficiências nutricionais.

O Nutrem para crianças, por exemplo, fornece 26 vitaminas e minerais e é rico em cálcio, ferro e zinco. Esses nutrientes essenciais ajudam as crianças a viver o melhor desta fase da vida. Além disso, o Nutren já vem com leite e é muito mais prático para o dia a dia, já que basta apenas adicionar água.

Para os adultos, há várias opções disponíveis de Nutren, incluindo o de proteínas, para quem precisa de energia, opções com colágeno e a linha sênior para cuidar das pessoas na terceira idade.

Portanto, manter uma vida equilibrada, não é impossível, já que existem suplementos disponíveis para atender algumas deficiências nutricionais. Assim, ter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada, incluindo quantidades significativas de ácidos graxos diariamente, são fundamentais para manter o bom funcionamento do corpo.

← Anterior Próximo →
Comment(s)